Atendimento de nutricionistas: como tornar a consulta mais eficiente

  • maio/2019
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O sucesso do atendimento de nutricionistas pode estar associado a fatores que não dependem apenas do conhecimento teórico do profissional. Uma boa impressão do consultório, por exemplo, muitas vezes faz toda diferença. Mais do que isso, no entanto, é preciso considerar a empatia como diferencial – ainda mais num mercado altamente competitivo.

Segundo Daniela Pironti Cierro, nutricionista na Sociedade Brasileira de Personal Diet, o desenvolvimento da empatia é peça-chave para atingir os objetivos traçados pelo cliente. “O nutricionista precisa criar um cenário de confiança, onde o paciente consiga desabafar sobre suas dores e dizer quais são as dificuldades do dia a dia para se alimentar.”

Assim, o atendimento de nutricionistas acaba assumindo o papel de facilitador, conduzindo o paciente a se abrir e a falar sobre o que mais o incomoda. O processo leva em consideração sentimentos, experiências, crenças e atitudes de cada indivíduo.

Não raro, o foco no histórico clínico acaba sendo muito maior do que nessas questões emocionais e comportamentais. Não é novidade que conhecer dados relacionados a doenças, cirurgias e medicamentos é extremamente importante, mas vale também entender um pouco o paciente.

Leia mais: Como elaborar o questionário para anamnese nutricional

Para planejar a consulta, é preciso reunir o máximo de informações possível, especialmente a respeito da rotina. Isso é o que tornará a relação mais empática. “Não perguntamos apenas sobre o que a pessoa gosta ou não de comer, mas em que momentos ela come demais, ou mesmo não come”, explica Daniela.

A relevância dessa iniciativa para o acompanhamento nutricional é clara: com isso, a dieta conseguirá estar adaptada para resolver problemas individuais da alimentação e, como consequência, ser mais eficaz.

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